Scroll Top

Internet Wordpress

Tutorial como hospedar um site na internet

Atualmente com o mundo aberto de tantas informações na internet, não é muito difícil encontrar diversos tutoriais que ensinam como hospedar um site na internet. Nesse tutorial eu mostrarei passo a passo como você pode colocar o seu site na internet da forma mais clara e descomplicada possível.

Para fazer essa demonstração, no meu caso, eu usarei o plano “gratuito” da Hostinger para hospedar o meu site, mas será que vale apena hospedar o seu site na Hostinger? Bem, fica ao seu critério onde você queira realmente hospedar o seu site. Pois, tudo depende do que quão longe você quer ir com seu site. A lógica de como hospedar um site na internet é sempre a mesma para todos os provedores de hospedagens. Quanto ao domínio de um site, ele é essencial para quem pretende realmente investir em um site. Caso você já tenha um domínio, você pode apontá-lo para os servidores, inclusive para os servidores da Hostinger. Se você quer somente aprender, podemos seguir o passo a passo usando um domínio gratuito disponibilizado pelo próprio servidor de hospedagem da Hostinger.

Se não tem um domínio para seu site e pretende registrar um, veja o passo a passo: Como registrar um domínio na internet.

A plataforma que usaremos para gerenciar o nosso site será a plataforma WordPress, isso porque o WordPress é livre, também muito popular e fácil de usar.

Essa matéria que você está vendo faz parte de uma série de tutoriais. Aqui você está vendo o terceiro post da série, mas você pode acompanhar os outros postes nos links a seguir:

Como registrar um domínio na internet;

Como apontar um domínio para o servidor;

Como hospedar um site na internet;

Vale apena hospedar o seu site na Hostinger?

Para quem seria esse tutorial?

Esse tutorial vai ser um pouco longo, mas é um tutorial de nível básico. Isso significa que você não precisa ser nenhum programador profissional para seguir os passos que serão mostrados adiante, ou seja, qualquer pessoa que se interessar pode seguir os passos a seguir para colocar um site no ar. Depois desse tutorial ainda virão mais tutoriais sobre WordPress, e nesse caso eu recomendo que você aprenda pelo menos um pouco de HTML, CSS e PHP. Pois, essas linguagens de programação são essenciais para fazer manutenções no site de tempos em tempos.

Pré-requisitos

Para que você possa seguir esse tutorial sem problema algum, você só vai precisar de um computador conectado à internet com um navegador instalado. Os navegadores que eu mais recomendo que você use é o Google Chrome, ou o Mozila Firefox, Opera, Safari, ou o novato Vivaldi. Está mesmo preparado para colocar a mão na massa? Então vamos nessa!

Para seguir os passos a seguir podemos considerar um dos seguintes casos:

  • Caso 1. Você já se cadastrou no servidor de hospedagem e está usando um domínio gratuito que o servidor oferece;
  • Caso 2. Você já se cadastrou em um servidor de hospedagem e já comprou e apontou o seu domínio para esse servidor.

Considerando um dos casos vistos anteriormente podemos seguir para o passo adiante.

Hospedando seu site na Hostinger

Agora chegou o momento tão esperado desse tutorial, agora iremos seguir os passos para colocar o site no ar. Vejamos o que vamos fazer durante todo o tutorial:

  • Baixar e instalar o FileZila;
  • Baixar o CMS do WordPress;
  • Configurar o banco de dados;
  • Criando uma conta FTP;
  • Fazer upload do CMS para instalar a plataforma WordPress;
  • Instalando o WordPress.

Baixando o FilaZila

O FileZila vai ser usado como o nosso cliente FTP para fazer upload do CMS WordPress para a plataforma da Hostinger. Para baixar o FileZila podemos seguir dois passos:

Passo 1. Para baixar o FileZila é só acessar: https://filezilla-project.org/, e em seguida pressionar o botão, Download FileZila Client. Se abrir uma nova aba clique novamente em Download FileZila Client no botão verde que irá aparecer, depois é só esperar e fazer o download completo do programa;

Passo 2. Depois de baixado execute o instalador e siga os passos para a instalação do programa. Nesse caso não vou mostrar detalhadamente como instalar o FileZila, porque é muito simples e você não corre nenhum risco de instalar nenhum Adware na sua máquina.

Baixando o CMS do WordPress

O CMS é um sistema de gerenciamento de conteúdo. No nosso caso iremos baixar o sistema de gerenciamento de conteúdo do WordPress. Assim, quando estivermos com o nosso site no ar teremos um ambiente pronto para criar, editar, visualizar e gerenciar os conteúdos que vão sendo postados;

Para baixar o CMS do WordPress é só acessar o site: https://br.wordpress.org/, e pressionar o botão: Baixar o WordPress. A versão do WordPress que estou utilizando atualmente é a 4.5.2 e com certeza você estará baixando uma versão mais recente do WordPress;

No meu caso eu baixei o WordPress na área de trabalho. Normalmente o arquivo vem zipado então e só descompactar os arquivos clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo zipado e em Extrair Aqui, utilizando o Winrar ou o 7zip.

Criando e configurando o banco de dados

O banco de dados serve para armazenar todos os dados do seu site. Mas para que esse funcione corretamente será preciso que haja uma comunicação entre o banco de dados e o site. Para criar e configurar o banco de dados siga os passos que se pede:

Passo 1. Agora acesse sua conta da Hostinger referente ao domínio que você quer instalar o seu site. No painel principal você vai na sessão Bancos de Dados, ai você clica em Bases de Dados MySQL;

Como hospedar um site na internet

Passo 2. Agora você vai criar um novo banco de dados e usuário MySQL. Para isso em Nome do banco de dados MySQL você coloca um nome, em Nome de usuário MySQL você coloca outro nome, só que nesse caso também pode ser o mesmo nome que o Nome de Usuário MySQL. Depois você define uma senha e clica em Criar;

Como hospedar seu site na Hostinger

Após ter feito os procedimentos anteriores, o que você criou vai aparecer logo abaixo na lista de banco de dados e usuários MySQL atuais.

Lista de banco de dados na Hostinger

Criando uma conta FTP

Uma conta FTP vai nos permitir enviar arquivos do computador diretamente para o servidor. É por meio de transferência via FTP que iremos enviar o CMS WordPress para o servidor da Hostinger.

Para criar uma conta FTP na Hostinger siga os passos a seguir:

Passo 1. Acessando o painel principal, vá na sessão Arquivos e clique em contas FTP;

Criando uma conta FTP

Passo 2. Seleciona o diretório public_html, em seguida crie o nome de usuário e senha para sua conta FTP. Depois clique em Criar.

Criando uma conta FTP na Hostinger.

Se você fez tudo certo verá logo abaixo a sua conta FTP criada na lista de contas FTP ativas e agora já podemos colocar o site no ar.

Lista de contas FTP ativas.

Fazendo upload do CMS para instalar a plataforma WordPress

Essa é a parte mais interessante desse tutorial. Agora iremos subir a plataforma WordPress para o servidor da Hostinger e instalar o WordPress somente quando todos os arquivos já estiverem no servidor web. Normalmente muitos Webmasters fazem todas as configurações no servidor local para que só depois eles possam subir o site já praticamente pronto para o servidor web. Na minha opinião é muito mais fácil e rápido subir o WordPress sem antes ter mexido em nada para fazer a instalação e configuração somente depois que o site já estiver no ar.

Vejamos os passos a seguir para colocar o seu site no ar:

Passo 1. Anteriormente criamos uma conta FTP. Agora já temos o Nome do Host, usuário e senha da conta FTP. Sendo assim, abra o FileZila que está instalado no seu computador;

Nome e usuário de uma conta FTP.

Passo 2. No FileZila temos 4 campos que devem ser preenchidos. O campo Host que vai receber o nome do Host que foi gerado anteriormente, o nome de usuário que vai receber o usuário e o campo senha. A porta é 21, mais se não colocarmos a porta vai se conectar do mesmo jeito quando pressionarmos no botão: Conexão rápida. Depois que você preencher tudo no FileZila, é só pressionar a opção: Conexão rápida

FileZila.

Passo 3. Ao conectar vai aparecer dois arquivos no diretório da Hostinger, é só apagar;

Enviando arquivos via FTP.

Passo 4. Finalmente acesse o diretório em que está a pasta do WordPress descompactada, depois faça upload dos arquivos para o servidor da Hostinger, (no meu caso essa pasta está na área de trabalho).

Acessando arquivos via FTP;

Passo 5. Como visto anteriormente, eu abri a pasta do WordPress com o clique duplo, agora é só fazer upload dos arquivos. Primeiro clique com o botão direito do mouse sobre a pasta wp-admin, pressione a opção upload e depois que terminar de fazer o upload anterior, faça o mesmo com wp-content e em seguida com wp-includes. O resto dos arquivos que faltarem enviar, selecione todos e faça o upload de tudo de uma vez. Assim, você seleciona o index.php, pressione a tecla Shift do seu teclado e com a seta direcional para baixo você seleciona o resto dos arquivos. Depois você clica com o botão direito do mouse e em seguida pressione a opção upload.

Enviando arquivos via FTP um servidor web.

Obs: Não recomendo enviar tudo de uma vez principalmente para quem tem internet lenta, por isso eu costumo enviar por parte. Mas se você quiser pode enviar tudo de uma vez, é só selecionar tudo e fazer upload.

Se durante o processo aparecer essa janela você marca as seguintes opções e depois clica em OK:

Enviando arquivos via FTP.

Passo 6. Depois que enviar todos os arquivos abra uma aba no seu navegador e acesse o seu endereço de domínio e veja o que acontece.

Instalando o WordPress

Agora finalmente vamos instalar o WordPress no servidor da Hostinger. Faltam poucos passos para termos o nosso site no ar. Está preparado? Então vamos nessa!

Passo 1. Se no procedimento anterior você chegou até essa página de instalação do WordPress, clique no botão Vamos lá;

Instalando o WordPress.

Passo 2. Acesse novamente a Lista de Banco de Dados e Usuários MySQL, e acesse os dados que criamos anteriormente, pois iremos precisar desses dados para a instalação do WordPress;

Lista de banco de dados;

Passo 3. Preencha os campos de acordo com o que se pede, veja o exemplo a seguir e depois clique em enviar;

Instalando o WordPress e um servidor web.

Passo 4. Agora clique em instalar;

Instalando... Como hospedar um site na internet;

Passo 5. Preencha todos os campos: Título do Site, Nome de Usuário, Senha e um e-mail válido, depois pressione o botão Instalar WordPress;

Instalando o WordPress... Como hospedar um site na internet;

Passo 6. Para fazer Login digite o nome de usuário e senha do mesmo jeito que você criou anteriormente. Você também pode entrar com o e-mail caso não queira digitar o nome de usuário, mas para entrar, a senha deve ser a mesma que você criou anteriormente;

Passo 7. Se você fez tudo certo nesse momento já deve está acessando o painel do WordPress. Parabéns, você conseguiu! Agora você já pode melhorar a aparência do seu site, pode instalar Plugins e fazer o que quiser com o seu site. Quando você sair do seu site pode acessá-lo novamente abrindo o navegador, ai você digita o endereço de domínio do seu site mais o /wp-admin.

Exemplo: Eu digitei: http://www.comandowordpress.esy.es/wp-admin/, depois apertei enter e em seguida pude entrar com e-mail e senha, ou login e senha.

Espero que tenha gostado de mais um de muitos tutoriais que virão sobre WordPress. Nos próximos tutoriais sobre WordPress, veremos como personalizar, instalar plugins e muito mais… Qualquer dúvida, crítica ou sugestão deixe o seu comentário abaixo e até o próximo tutorial.

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, Estudante de Química pela UFCG,, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Não tem como instalar automaticamente o WordPress na Hostinger?

    • Aldney Emidio disse:

      Tem sim! Existe diversos instaladores automáticos na Hostinger, inclusive para WordPress. Porém, essa forma que eu mostro é a tradicional e mais recomendada, apesar de ser um pouco mais trabalhosa.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.