Scroll Top

Internet

Como apontar um domínio para o servidor

Depois que o registro de domínio for feito o próximo passo é apontá-lo para o servidor, para que só depois disso seja possível colocar o site no ar. O problema é que muitas pessoas não sabem como apontar um domínio para o servidor de hospedagem. Nesse tutorial eu mostrarei passo a passo como realizar esse procedimento.

Para esse tutorial mostrarei como se aponta um domínio feito no Registro.br para os servidores de hospedagem da Hostinger. Vale lembrar que a lógica é a mesma para todos os outros servidores. Pois a única diferença pode ser o painel de controle de alguns servidores que podem ser diferentes.

Essa matéria que você está vendo faz parte de uma série de tutoriais. Aqui você está vendo o segundo post da série, mas você pode acompanhar os outros postes nos links a seguir:

Como registrar um domínio na internet;

Como apontar um domínio para o servidor;

Como hospedar um site na internet;

Vale apena hospedar o seu site na Hostinger?

Apontando um domínio para o servidor

A seguir eu mostrarei passo a passo como apontar um domínio para o servidor. Siga os passos que se pedem e boa sorte:

Passo 1. O primeiro site e acessar o provedor de hospedagem onde você vai hospedar o seu site. Lá você faz o seu cadastro se não tem nenhum registro no site, ou faz login caso já tenha feito o cadastro. Na Hostinger, por exemplo, depois do cadastro você vai escolher o tipo de conta que deseja. No meu caso, para esse tutorial eu vou escolher a conta gratuita, então eu clico em comprar;

Como apontar um domínio para o servidor

Passo 2. Abrindo essa página você clica no botão azul subdomínio e logo esse vai ficar verde com o nome domínio. Agora você digita o enderenço de domínio que você comprou, cria uma senha e clica em continuar para seguir o resto dos procedimentos;

Como apontar um domínio para o servidor hostinger

Passo 3. Já que você colocou o domínio no provedor de hospedagem, agora é preciso apontar o domínio do Registro.br para lá. Depois que você compra do seu domínio no Registro.br, agora você pode clicar no seu domínio e uma página vai carregar;

Apontando o domínio para o servidor de hospedagem

Passo 4. Localize a opção, alterar servidores de DNS e clique sobre esse link;

Servidores de DNS da hostinger

Passo 5. Observe que abriu uma janela e perceba que a minha janela já está preenchida. Portanto se o seu provedor de hospedagem for a Hostinger você pode copiar o código de DNS da tabela a seguir e colar no servidor de DNS do Registro.br. Observe que se você clicar em +DNS, é possível adicionar mais nomes de DNS.

Servidores de DNS da Hostinger

ns1.hostinger.com.br 31.170.163.241
ns2.hostinger.com.br 31.220.23.1
ns3.hostinger.com.br 173.192.183.247
ns4.hostinger.com.br 31.170.164.249

Passo 6. Os nomes de DNS da Hostinger são os mesmo para qualquer site que você for hospedar. Se você quiser acessar esses nomes de DNS na Hostinger é só acessar o site, fazer login e quando você estiver no painel de hospedagem do seu site,  é só ir lá na opção contas e clicar em detalhes.

Servidores de DNS da hostinger

Passo 7. Depois de copiado os nomes de DNS da Hostinger para o servidor de DNS do Registro.br, agora é só clicar em Salvar dados. Feito todos os procedimentos corretamente, você já pode sair dos sites e dentro de algumas horas o domínio do seu site já vai está funcionando normalmente. Depois, para verificar se o seu domínio já está mesmo disponível é só digitar o endereço completo no seu navegador de internet e apertar enter.

Verificando a disponibilidade de um domínio na internet

Se tudo ocorreu como o esperado, o próximo passo é simplesmente colocar o seu site no ar e começar a trabalhar nele. No próximo tutorial iremos ver como enviar o seu site via FTP para o servidor de hospedagem. Fica aqui o meu forte abraço, fica com Deus e até mais…

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, Estudante de Química pela UFCG,, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.