Scroll Top

Cotidiano Motivação

Respeito é bom e eu gosto

Respeito é bom e eu gosto! Quem não gosta de ser respeitado não é? Vamos fazer de contas que estamos em um tribunal, por um segundo você se vira para um colega ao seu lado para falar alguma coisa para ele, o Juiz logo percebe que você está atrapalhando e logo bate com um martelo dizendo a famosa frase: Ordem! Ordem! Silêncio no tribunal!

Você se vira bem depressa e fica de frente para o Juiz, você fica gelado com aquele friozinho na barriga, todo mundo também fica em silêncio e começam a prestar mais atenção e assim segue o julgamento. Quando a gente é pequeno os nossos pais costumam a dar ordens e a gente obedece. Tudo isso é uma forma de respeitar, ficando quieto no tribunal, você estará respeitando tanto ao juiz, quanto a todos os que estão lá presentes no tribunal, você obedecendo aos seus pais, está ao mesmo tempo respeitando a eles também. Agora faça uma pergunta para si mesmo! Você acha que merece algum respeito? Você respeita todo mundo? Eis uma questão que todos responderiam com uma simples resposta: claro que eu mereço respeito! Mais não é bem assim eu garanto.

Quando você tira sarro de algum colega: xinga, da beliscão, coloca algum apelido, responde mal a alguém, ou simplesmente finge que não escutou alguém a falar algo, você está desrespeitando essa pessoa. Também quando você se acha superior, ou não trata tal pessoa como um cidadão de bem, você está desrespeitando a essa pessoa. Respeitar é olhar para si mesmo e tratar as pessoas como você gostaria que elas tratassem você.

Surge uma dúvida! Será que vou virar um bobão e sair por ai elogiando todo mundo?

Mais é claro que não! Para tudo nessa vida existe os seus limites… Tudo tem uma pitadinha de bem e mal, mais atenção! Não é porque uma pessoa não te respeita que você não vai respeitar ela também, muito pelo contrário! Você deve respeitar ainda mais essa pessoa, não se preocupe! Daqui a pouco você vai saber do que eu estou falando.

Respeitando a si mesmo

Essa é coisa mais óbvia do mundo! Para saber respeitar e merecer o respeito de alguém é preciso saber respeitar a si mesmo. Si você mesmo não se respeita, não gosta de si mesmo, como quer que alguém te respeite ou goste de você? Olhe no espelho e diga pra si mesmo: Eu me amo, eu gosto de mim, eu sou o único ser da terra que sei o que eu sei, porque eu sou único e posso ser cada vez melhor se eu quiser. Eu me respeito!

Desvendando tudo

Imagine você na fila de um banco, você é o primeiro da fila, logo atrás no final da fila tem uma pessoa mal humorada, insuportável, que fica reclamando de tudo. Essa pessoa fica olhando para o relógio direto, mal vendo a hora de sair para ir pra casa, para fazer sei lá o que. Daí você de vez enquanto fica observando e se perguntando porque e o que fez essa pessoa ficar em tal estado. Será que os pais dessa pessoa eram ignorantes quando tal pessoa era adolescente? Será que essa pessoa está atrasada para o trabalho, ou algo do tipo, ou será que tem algo muito importante para fazer e não pode porque é a última pessoa da fila? Observe que você não sabe realmente o que essa pessoa está sentindo, muito menos o que ela está pensando… Então você faz uma caridade, de repente você pensa… Bem! Eu poderia vir aqui uma outra hora, ou quem sabe eu poderia esperar um pouquinho a mais para ser atendido? Daí você chama tal pessoa, diz que tem que algo importante para resolver, entrega a sua ficha e diz para essa pessoa: Fique aqui no meu lugar porque eu tenho que sair agora. O que você acha que essa pessoa iria responder para você? Por mais bruta e ignorante que fosse essa criatura ela não ia te tratar mal, no mínimo iria dizer obrigado!

Além do mais, tal pessoa iria ficar se perguntando porque você escolheu ela no meio de tanta gente que estava naquela fila. Tá aí o por que devemos respeitar até quem não respeita ninguém. Se alguém sempre te trata mal e você responde com o bem, um dia essa pessoa pode precisar de você. Você continua com o seu bom senso de humor e quando tal pessoa está no momento mais difícil você se oferece para ajudar. Claro que quem te tratou tão mal vai morrer de vergonha e é claro, vai se arrepender e depois vai te colocar lá em cima… Por isso eu digo meu caro leitor: Respeito é bom e eu gosto!

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, Estudante de Química pela UFCG,, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.