Scroll Top

Dicas Programação

Como aprender a programar

Já pensou em criar suas próprias páginas na internet, criar jogos, aplicativos ou programas para computadores? Tudo isso é possível com disciplina, dedicação e muita força de vontade, estou falando isso porque só é possível fazer tudo isso aprendendo a programar. Existem diversas linguagens de programação atualmente, é preciso saber escolher a linguagem que melhor se adapta de acordo com o tipo de projeto que você quer desenvolver. Antes de tudo é essencial aprender duas linguagens, aliás, dois códigos de marcação, o HTML e o CSS. Esses dois rapazes andam juntos, o HTML cuida da estrutura de um documento e o CSS cuida da aparência do site. Hoje em dia temos a mais nova versão do HTML que é o HTML5, porém não se preocupe com a nova versão, comece apenas com o básico depois você pode entrar no HTML5.

Uma pergunta seria, mais e se eu criar um aplicativo desktop, será que preciso mesmo aprender HTML e CSS? Essa é uma pergunta fácil de responder:

  • Primeiro se você quer mesmo ser um programador não vai querer saber só uma linguagem de programação.
  • Segundo que o HTML e o CSS são essencial para grande parte das linguagens de programação.
  • E terceiro sempre devemos aprender do básico ao avançado, é preciso aprender primeiro as coisas mais simples e técnicas para só depois aprender coisas mais avançadas.

Mais onde e como posso aprender programar? Existe diversos conteúdos disponíveis na internet: vídeos, tutoriais em diversos sites, além da documentação da linguagem que você deseja aprender. Quem quer investir também é possível comprar livros referente a linguagem desejada. Algumas linguagens mais populares são: C, C++, Java, Javascript, PHP, Python, Ruby, Delphi entre diversas outras. Quero lembrar que não existe uma linguagem melhor que a outra, todas podem ser usadas de acordo com o projeto que queira desenvolver. Existe sim uma mais fácil que a outra, e algo que recomento fortemente é que escolha linguagens mais fáceis e no decorrer do seu aprendizado aprenda outras linguagens mais complicadas.

Três plataformas que recomendo para aprender a programar:

HTML.net: Esse é o mais simples, nele é possível aprender HTML, CSS, PHP e Java. É possível escolher o idioma português para HTML, CSS e PHP, pois eles não tem Java para o nosso idioma Português. Mesmo assim podemos usar o navegador do Google e traduzir as páginas.

A segunda plataforma que recomendo é o Codecademy, inicialmente você verá ele no idioma português, ao contrário dos outros nesse é necessário que você faça um cadastro, ao entrar tudo vai estar em inglês, não use o tradutor do seu navegador, pois pode atrapalhar no código, é necessário abrir o Google Tradutor, copiar as instrução, traduzir e depois resolver os exercícios que eles pedem. Esse site é ótimo, mais não se esqueça, se eles pedem para digitar uma palavra, ela deve ser a que eles pediram, se está em inglês coloque em inglês também.

A terceira plataforma que também recomento fortemente é o w3school, esse vai estar todo em inglês porém você pode usar o navegador do Google para traduzir todo o conteúdo das páginas.

Sejam bem vindos ao maravilhoso mundo da programação, te desejo muita sorte e que você consiga alcançar todos os seus objetivos, mais lembre-se tenha paciência e nunca desista, pois esse é o único jeito de ser um programador de sucesso! E o mais importante, divirta-se!

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, Estudante de Química pela UFCG,, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.